A definição do conceito de Multimédia tem vindo a sofrer alterações ao longo do tempo. Contudo, de uma forma sucinta e generalizada, designa-se pelo uso diversificado de meios, entre o emissor e o receptor, para a divulgação da mensagem.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEitcTAdhNjONI-pCYQdkGwJU4kAcdNI1nH-IYCJ4v1jVye73zt_pK4WM6UEFpWCgk5qzIVjq3WoB7k9QVVdtwc1R0f1vjHxjrnVZIrsvVINFlmotZPPE7TnZfVTyKaOzlScaaO2vP3mQNwX/s400/multimedia.jpg)
Citações relativas ao conceito de Multimédia:
“Multimédia Digital, ou simplesmente multimédia, define-se como a integração de até seis tipos de media num ambiente interactivo e colorido por computador.”
Fetterman & Grupta, 1993
“Multimédia é uma tecnologia interdisciplinar, orientada para as aplicações, que capitaliza na natureza multisensorial dos seres humanos e na capacidade de armazenamento, manipulação e transmissão de informação não-numérica dos computadores, tais como vídeo, gráficos e áudio complementada com informação numérica e textual.”
Minoli & Keinath, 1994
“Multimédia é qualquer combinação de texto, arte gráfica, som, animação e vídeo apresentada ao utilizador por um computador ou por outro meio electrónico”
Vaughan, 1996
“Multimédia designa a combinação, controlada por computador, de texto, gráficos, imagens, vídeo, áudio, animação e qualquer outro meio, pelo qual a informação possa ser representada, armazenada, transmitida e processada sob a forma digital, em que existe pelo menos um tipo de média estático (texto, gráficos ou imagens) e um tipo de media dinâmico (vídeo, áudio ou animação).”
Fluckiger, 1995 e Chapman & Chapman, 2000
Os tipos de media podem ser agrupados, segundo a sua natureza espácio-temporal, em
dois grupos:
Media estático:
- Os media estáticos, discretos ou espaciais, que agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, tais como: texto e imagens.
- Os media dinâmicos, contínuos ou temporais, que agrupam elementos de informação dependentes do tempo, tais como, por exemplo, o áudio, o vídeo e a animação. Nestes casos, uma alteração, no tempo, da ordem de apresentação dos conteúdos conduz a alterações na informação associada ao respetivo tipo de media dinâmico.
Media estático:
- Imagem
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEha4PGQFsWgt259BLGey2yDMQ313mrazUhaje0EFO9qxdrfVy0Ct8lFIYPOJiUUBPpTb6tuZ-bSVPGxhHDASTRZZFShjLEYAqYUXj8cwNR1SL7E4UAkHjRdcaAVF_h9boiCv9b5XH4sgqSe/s320/imagens+bitmap.png)
- Texto
- Áudio
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivXsHpt_Fxy_ImtTnyV6hucwFi-epruBGFx4-8BKwfYsxZvx4dttLvbbynhav8mZc0eIIPRMfu6J2Vv51SKnSzMBfZI831DB1bqG9IilMVZd9_VJ9WEa7rT3N4aofn69ORIEY5PC2VR-Fm/s320/audio.gif)
- Vídeo
![Resultado de imagem para video](https://cms-assets.tutsplus.com/uploads/users/34/posts/28589/preview_image/html5-video.jpg)
- Animações
Os media podem classificar-se quanto à sua origem, distinguindo-se em dois grupos:
- Capturados
Aqueles que resultam de uma recolha do exterior para o computador, através da utilização de hardware específico, como, por exemplo, os scanners, as câmaras digitais e os microfones, e de software específico.
- Sintetizados:
Aqueles que são produzidos pelo próprio computador através da utilização de hardware e software específicos.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhhbLWwXxlx7521aexhOPD4slcURCejrv_PS3kZWwp2q0iRqOpLpG4vfBO2JA3eKE3fIaAsiiDYD2jz2hyTO8lE2BqJ3oYq_dtnZC-bHvdFBAQHcjeR4jKKAGhFHkGT-7mkLrGuuhss9wqq/s320/1.jpg)
De acordo com o modo de divulgação, os conteúdos multimédia podem-se classificar em:
- Online
armazenados em disco.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiO_DjrMlV2nE_TTYzqyCcLM3XwkNAXI5H2maW2HDzKbLwgIKUv6tj2d-1DehYCo-mhJcSW4Bi62Bkzp14PdGcIh0RX-NEjQpdt9bK_7bK2RZtpXDJt1SpzUp9tntHGTEV5Oxo8kzTKwWqz/s320/intermarketing.jpg)
- Offline
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJ_lqObFeN3vUfo8-wlZpy4Rj634tBQ_jCbjsxszj06jmO6gNSKUmbPSG-trN8O-xikJuUYADAIV_G2KKTl2_FJCnnB19oFq_5jutGViaWXUJYUtYwzmQskRRPcYMHo8NR0mLwAmQm5XFR/s200/lasdifj.jpg)
Webgrafia:
Sem comentários:
Enviar um comentário