Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
Caligramas
Olá! Utilizamos mais uma vez o programa corelDraw, desta vez para criar caligramas.
Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
Vetorizar imagens
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
Efeitos na imagem
Olá! Utilizamos mais uma vez o programa corelDraw, desta vez para testar a aplicação de efeitos na imagem.
Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
Criar um pião
Olá! Utilizamos mais uma vez o programa corelDraw, desta vez para criar um pião.
Fica aqui o resultado final. Para mais informações ligue 760 100 100
sexta-feira, 12 de janeiro de 2018
quarta-feira, 10 de janeiro de 2018
PEPSI
Estamos de volta, desta vez a recriar o logótipo da PEPSI. Aqui os deixamos, retirem as vossas conclusões.
quarta-feira, 3 de janeiro de 2018
corelDRAW
Iniciamos agora o segundo período, com o programa corelDRAW e utilizamos as ferramentas de preenchimento interativo.
Aqui estão alguns exemplos do nosso trabalho:
sexta-feira, 15 de dezembro de 2017
Balanço final do 1º Período
Olá! Hoje estamos aqui para fazer um balanço do nosso blogue, desde o inicio até ao final do 1º Período.
Do nosso ponto de vista criamos uma blogue apelativo e nada aborrecido, com muitas imagens para além do texto. O texto penso que estava fácil de entender sem frases muito compridas.
No geral, penso que correu muito bem e esperamos continuar a fazê-lo.
Do nosso ponto de vista criamos uma blogue apelativo e nada aborrecido, com muitas imagens para além do texto. O texto penso que estava fácil de entender sem frases muito compridas.
No geral, penso que correu muito bem e esperamos continuar a fazê-lo.

quarta-feira, 22 de novembro de 2017
Modelo de Cor
O pixel é a menor unidade de uma imagem digital. Aliás, o termo vem da contração da expressão picture element (“elemento da imagem”, em inglês). Todas as imagens são formadas por vários “quadradinhos” – os pixels. A cor de cada pixel é fruto da combinação de três cores básicas: vermelha, verde e azul.
O número de pixels apresentados por unidade, geralmente ponto por polegada ou em inglês
pixels per inch (ppi). Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixels são interdependentes. A qualidade de detalhe de uma imagem depende da dimensão dos pixels ,enquanto que a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixels na impressão. Uma imagem de alta resolução usualmente reproduz mais detalhe e uma mais suave transição de cores, do que uma imagem de mais baixa resolução. Quanto maior a resolução maior será o tamanho do ficheiro.
Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.


Modelos de Cor
O Modelo CMYK baseia-se na natureza, na forma como ela reflecte e absorve as cores. É um modelo subtractivo. As cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primários do CMYK são as secundárias do RGB. É utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação(Saturation) e valor, (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. Importante realçar que : A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, poisfornecem informação relativa à cor. A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são
elementos de luminância.
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue – Y e V= red – Y). É utilizado por televisões.
O número de pixels apresentados por unidade, geralmente ponto por polegada ou em inglês
pixels per inch (ppi). Nos programas de imagem a resolução da imagem e as dimensões em pixels são interdependentes. A qualidade de detalhe de uma imagem depende da dimensão dos pixels ,enquanto que a resolução da imagem controla quanto espaço há entre os pixels na impressão. Uma imagem de alta resolução usualmente reproduz mais detalhe e uma mais suave transição de cores, do que uma imagem de mais baixa resolução. Quanto maior a resolução maior será o tamanho do ficheiro.
Profundidade de cor, ou color depth, é um termo da computação gráfica que descreve a quantidade de bits usados para representar a cor de um único pixel numa imagem bitmap. Este conceito é conhecido também como bits por pixel (bpp), particularmente quando especificado junto com o número de bits usados. Quanto maior a quantidade da profundidade da cor presente na imagem, maior é a escala de cores disponível.



Modelos de Cor
- RGB (Red, Green, Blue)
- CMYK (Cyan, Magenta, Yellow e BlacK)
O Modelo CMYK baseia-se na natureza, na forma como ela reflecte e absorve as cores. É um modelo subtractivo. As cores são criadas pela redução de outras à luz que incide na superfície de um objecto. As cores primários do CMYK são as secundárias do RGB. É utilizado na impressão em papel, empregando as cores do modelo CMY e a tinta preta (k) para realçar melhor os tons de preto e de cinza.
- HSV
O modelo HSV é definido pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação(Saturation) e valor, (Value), onde este último representa a luminosidade ou o brilho de uma cor. Importante realçar que : A tonalidade e a saturação são elementos de crominância, poisfornecem informação relativa à cor. A perceção da luminosidade (luz refletida) e do brilho (luz emitida) são
elementos de luminância.

- YUV
O modelo YUV Guarda a informação de luminância separada da informação de crominância ou cor. Assim, é definido pela componente luminância (Y) e pela componente crominância ou cor (U = blue – Y e V= red – Y). É utilizado por televisões.

sexta-feira, 10 de novembro de 2017
imagem e cor
Imagem Digital (imagem é um termo que provém do latim)
As imagens digitais têm aplicações nos campos comercial, industrial, cientifico,pedagógico,lúdico .etc...
São impressas em revistas,jornais,textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas e os livros.
“Uma imagem vale mais que mil palavras”
Esse é um ditado extremamente popular. Atualmente, esta é uma frase muito explorada pela publicidade e propaganda, no sentido de ser a comunicação visual muito mais apelativa e explicativa do que a descrição ou narração de fatos.
A guerra civil, que opõe o regime de Bashar Al-Assad aos vários grupos de rebeldes, tem marcado a agenda dos líderes internacionais, mas uma solução de paz tarda em aparecer.
O papel da Rússia, que apoia o regime de Damasco, e o dos Estados Unidos, que apoiam os rebeldes, são fundamentais. Uma solução de paz passa por um consenso entre os dois países, mas, nos últimos tempos, as tensões entre Moscovo e Washington têm-se agravado. De tal modo que os media internacionais chegaram mesmo a falar numa nova Guerra Fria.
No entanto, em 2017 haverá um novo presidente na Casa Branca. Com Donald Trump, que defende uma aproximação à Rússia, espera-se que as relações entre os dois países melhorem e um acordo para a Síria poderá ficar mais próximo.
As cores são perceções visuais da luz refletida pelos corpos. As cores visualizadas têm a ver com os nossos olhos, a retina e as informações presentes no nosso cérebro. Significa então que os objetos não possuem verdadeiramente uma cor, porque esta é uma sensação interna provocado por estímulos físicos da natureza.
As imagens digitais têm aplicações nos campos comercial, industrial, cientifico,pedagógico,lúdico .etc...
São impressas em revistas,jornais,textos e livros, gravadas em suportes físicos, editadas e manipuladas com a ajuda de programas informáticos e transmitidas pelas redes informáticas
As imagens e os gráficos estão para as aplicações multimédia como as fotografias e os desenhos estão para as revistas e os livros.
“Uma imagem vale mais que mil palavras”
Por muito simples que esta imagem possa parecer, ela demonstra o desespero de milhões de pessoas.
A 15 de março do próximo ano farão sete anos desde que a Síria se tornou num sangrento palco de combates, com milhares de mortos e milhões de refugiados.
A guerra civil, que opõe o regime de Bashar Al-Assad aos vários grupos de rebeldes, tem marcado a agenda dos líderes internacionais, mas uma solução de paz tarda em aparecer.
O papel da Rússia, que apoia o regime de Damasco, e o dos Estados Unidos, que apoiam os rebeldes, são fundamentais. Uma solução de paz passa por um consenso entre os dois países, mas, nos últimos tempos, as tensões entre Moscovo e Washington têm-se agravado. De tal modo que os media internacionais chegaram mesmo a falar numa nova Guerra Fria.
No entanto, em 2017 haverá um novo presidente na Casa Branca. Com Donald Trump, que defende uma aproximação à Rússia, espera-se que as relações entre os dois países melhorem e um acordo para a Síria poderá ficar mais próximo.
Cor
Tal como foi anteriormente referido, a interpretação das cores é feita pelo cérebro humano depois de a luz atravessar a íris e ser projetada na retina. Assim, os olhos são sensores de toda a visão, sendo que esta pode ser do tipo escotópica e fotópica. Após ocorrer esta projeção, cérebro tem que processar o observado.
Visão Escotópica
A visão escotópica é assegurada por um único tipo de bastonetes existentes na retina. Estes são sensíveis ao brilho e não detectam a cor. Isto quer dizer que são sensíveis a alterações da luminosidade, mas não aos comprimentos de onda da luz visível.
Visão fotópica
A visão fotópica é assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na retina. Estes são sensíveis à cor e, portanto, aos comprimentos de onda da luz visível. O número de cones da retina distribuem-se da seguinte forma: 64% são do tipo vermelho, 32% do tipo verde e 2% do tipo azul.
quarta-feira, 8 de novembro de 2017
Utilização do sistema multimédia- Texto
Vamos agora começar a unidade de utilização de sistema multimédia, inclusivamente o texto. O texto é o meio mais utilizado para a apresentação baseada em computador.
Tipo de Média: Texto
As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas características físicas, isto é, o modo como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
As famílias tipográficas correspondem a grupos de caracteres cujos traços são idênticos, ou seja, com características e detalhes semelhantes que se repetem entre todos.
Fontes Com Serifa e Fontes Sem Serifa
A principal forma de diferenciação dos tipos de letra é feita de acordo com a presença ou ausência de serifas.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades. Os textos com serifas são usados, normalmente, em romances pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como "sans-serif" (do francês sem serifa). Os tipos sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter mais presença, já que parecem mais limpas e, como tal, costumam ser usados em títulos e legendas.
Fontes Bitmapped e Fontes Escaladas
Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São ainda concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Ascinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. As fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.
As fontes são conjuntos de caracteres que podem corresponder a letras, números ou símbolos. Estas são armazenadas em ficheiros de fontes onde são descritas as suas características físicas, isto é, o modo como vão ser visualizadas no ecrã e impressas. As fontes são identificadas por nomes e classificadas segundo determinadas famílias.
As famílias tipográficas correspondem a grupos de caracteres cujos traços são idênticos, ou seja, com características e detalhes semelhantes que se repetem entre todos.
Fontes Com Serifa e Fontes Sem Serifa
A principal forma de diferenciação dos tipos de letra é feita de acordo com a presença ou ausência de serifas.
As serifas são os pequenos traços e prolongamentos que ocorrem no fim das extremidades. Os textos com serifas são usados, normalmente, em romances pois as serifas tendem a guiar o olhar através do texto.
As famílias tipográficas sem serifas são conhecidas como "sans-serif" (do francês sem serifa). Os tipos sem serifa valorizam cada palavra individualmente e tendem a ter mais presença, já que parecem mais limpas e, como tal, costumam ser usados em títulos e legendas.
Fontes Bitmapped e Fontes Escaladas
Os tipos de fontes são utilizados para reproduzir texto no ecrã e na impressão.
Existem dois tipos de fontes: bitmapped e escaladas.
As fontes bitmapped são guardadas como uma matiz de pixéis e, por conseguinte, ao serem ampliadas, perdem qualidade. São ainda concebidas com uma resolução e um tamanho específicos para uma impressora específica, não podendo ser escaladas. Ascinco fontes bitmapped são: Courier, MS Sans Serif, MS Serif, Small e Symbol.
As fontes escaladas são definidas matematicamente e podem ser interpretadas (rendering) para qualquer tamanho que forem requisitadas. Estas contêm informação para construir os seus contornos através de linhas e curvas que são preenchidas para representarem um aspeto sólido de formas contínuas. Podem ser ampliadas sem perder a qualidade das suas formas. As fontes escaladas são: Type 1, TrueType e OpenType.
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